financiamento.com.brfinanciamento.com.br

Esqueci minha senha

Cadastre-se

Notícias
financiamento.com.br Notícias Prefeitura vai agilizar projetos de moradia de interesse social

Prefeitura vai agilizar projetos de moradia de interesse social

As análises de projetos para a construção de empreendimentos de habitação de interesse social ficarão mais ágeis em São Paulo a partir de agosto. O objetivo da Secretaria Municipal de Licenciamento é seguir implantando medidas para que a média de aprovações de projetos, que hoje é de quatro processos mensais, passe para cerca de 20 a partir do fim do próximo mês.
 
Serão fixados prazos máximos para as fases das análises, atualmente inexistentes, de 90 dias para o retorno referentes a diretrizes e 120 dias para parcelamento e edificação. 

Além disso, 260 projetos represados desde o fim do ano passado serão avaliados em agosto para que o novo sistema seja aplicado em novos processos.

O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Haddad, junto dos secretários de Licenciamento e Habitação, Paula Motta e José Floriano de Azevedo Marques, na segunda-feira, em reunião com representantes de construtoras.
 
Minha Casa Minha Vida 
Participaram do encontro ainda os secretários Chico Macena (Coordenação das Subprefeituras), Ricardo Teixeira (Verde e Meio Ambiente), Fernando Mello Franco (Desenvolvimento Urbano), Jilmar Tatto (Transportes) e Marcos Cruz (Finanças).
 
O secretário adjunto de Habitação do estado, Marcos Penido, o presidente do Graprohab, Lacir Ferreira Baldusco, e a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Cely Mantovani, também integraram a reunião.
 
Medidas adotadas
No encontro, a secretária de Licenciamento expôs as medidas já adotadas, como o Decreto 54.074 de julho, que facilita o ingresso de novos processos, a contratação de 230 novos engenheiros e a criação da Controladoria Geral do Município.
 
Além disso, foram apresentadas novas medidas como a criação de uma comissão intersecretarial para avaliação dos projetos, dando uniformidade de critérios e diminuindo etapas, a publicação de um guia de aprovação, além da formação de um grupo de trabalho junto com o estado.
 
Prefeitura e Cetesb 
Uma reunião no próximo dia 13 entre a prefeitura, Graprohab e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) alinhará medidas conjuntas de critérios de avaliação de processos.

"O sentido é de agilizar a implantação do Minha Casa Minha Vida em São Paulo, que é uma demanda que tenho da presidente Dilma, tem um mapa do que está acontecendo no Brasil e fica bastante incomodada em ver o desempenho da cidade de São Paulo, incompatível com nossas necessidades", disse o prefeito Haddad.

O prefeito também destacou a criação da coordenação específica para tratar do parcelamento de solo e habitação de interesse social, dentro da pasta de Licenciamento, o Parhis.
 
Quando for aprovado 
"Nós não criamos uma Secretaria de Licenciamento para ter o mesmo ritmo e as mesmas práticas que vieram a público que tinha o antigo departamento da Sehab, que era o Aprov, que não existe mais", comentou Haddad.
 
"A gente espera sair desse estado de hoje, que é uma análise indefinida. Entra o processo e ninguém sabe quando será que vai receber um Comunique-se ou quando vai ser aprovado", afirmou a secretária Paula Motta.


(DCI - São Paulo/SP - 31/07/2013)

Destaques

Para imobiliárias e corretores. Seja um parceiro
Financiamento pela Caixa Econômica Federal
Uso do FGTS
Tire suas dúvidas sobre financiamento
Documentos para o financiamento
Etapas do financiamento imobiliário

O uso deste web site implica na aceitação dos Termos de Uso e das Políticas de Privacidade do financiamento.com.br - empresa pertecente ao WWI Group.

Sobre o WWI Group