financiamento.com.brfinanciamento.com.br

Esqueci minha senha

Cadastre-se

Notícias
financiamento.com.br Notícias Poli-USP lança mestrado com foco em construção

Poli-USP lança mestrado com foco em construção

A redução de custos, a diminuição do tempo para a entrega das obras, o menor impacto ambiental possível e a maior segurança do trabalho com uso de novas tecnologias e processos inovadores são algumas das mais urgentes demandas que a construção civil enfrenta atualmente no Brasil. É por esse motivo que profissionais estão voltando às bancas e laboratórios das universidades e o mercado se tornado mais exigente nas suas seleções.
 
Diante dessa mudança de comportamento, iniciada com o boom da construção no Brasil, a partir de 2005, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) lançou o primeiro mestrado profissional em inovação na construção civil, o Construinova, com início das aulas em junho. "De modo geral quem atua fazendo gestão de obra tem muito pouco conhecimento técnico, que é essencial. E se a pessoa tem uma base frágil ela terá dificuldade de pensar em inovação", diz Silvio Melhado, vice-coordenador do curso.

Diferentemente de um mestrado tradicional direcionado para quem pensa em seguir uma carreira acadêmica, os mestrados profissionais, que têm crescido no país, são para quem quer colocar em prática no trabalho o que se aprende em sala de aula, e vai buscar uma maior profundidade de pesquisa que uma especialização ou MBA não oferecem.

Dos 5.370 cursos de mestrados e doutorados reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 515 são mestrados profissionais. Em 1999, esse número era de apenas nove cursos. Na engenharia são 66 nesse formato. E a construção civil, a que mais forma engenheiros, conta apenas com 10 desses mestrados profissionais.

Para atacar todas as frentes que envolvem uma obra, o curso adotou três linhas de pesquisas que vão desde modelos de gestão de empreendimento e projetos complexos, passando por energia, água e comunicação à inovação com foco em desempenho, tecnologia e sustentabilidade. 

A necessidade de ganhar escala para as grandes construções com qualidade e redução de custos, apesar da desaceleração da economia em 2012, é o que preocupa instituições como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), que congrega professores e pesquisadores da área.

Ambas elaboraram estudo que propõe política de incentivo à ciência e a tecnologia para a inovação na construção civil entre governo, acadêmia e iniciativa privada. O documento vai ser entregue no dia 28 ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. "Propomos 19 linhas de pesquisas, identificamos entraves que precisam ser superados para que deem certo, assim como a questão a qualificação da mão de obra, indicando políticas estratégicas", diz Francisco Cardoso, presidente da Antac.

A CBIC também encomendou levantamento dos cursos de inovação para construção existentes no Brasil. Coordenado por Dayana Costa, professora do departamento de construção e estruturas da Universidade Federal da Bahia o estudo encontrou nada além de alguns cursos de extensão.

(Fonte: Valor Econômico - 17/05/2013)

Destaques

Para imobiliárias e corretores. Seja um parceiro
Financiamento pela Caixa Econômica Federal
Uso do FGTS
Tire suas dúvidas sobre financiamento
Documentos para o financiamento
Etapas do financiamento imobiliário

O uso deste web site implica na aceitação dos Termos de Uso e das Políticas de Privacidade do financiamento.com.br - empresa pertecente ao WWI Group.

Sobre o WWI Group