financiamento.com.brfinanciamento.com.br

Esqueci minha senha

Cadastre-se

Notícias
financiamento.com.br Notícias Parcelamento da entrada é uma vantagem de imóveis na planta

Parcelamento da entrada é uma vantagem de imóveis na planta

A possibilidade de parcelamento da entrada, que pode chegar a 30% do valor do imóvel, é um dos principais atrativos para quem decide comprar a moradia ainda na planta atualmente.
Conciliar os custos das parcelas e do aluguel enquanto o imóvel não fica pronto, porém, é uma decisão a ser pesada com cuidado.
 
"O ideal é que o comprador faça um teste durante alguns meses, guardando o valor equivalente ao da parcela do financiamento, para saber se o seu orçamento vai resistir ao novo compromisso financeiro", afirma o economista Luiz Calado, autor do livro "Imóveis".
"Deve-se levar em conta que há imprevistos financeiros no meio do caminho e grandes despesas periódicas, principalmente no início do ano, como impostos e material escolar", acrescenta.
 
É preciso lembrar também que o imóvel novo é entregue sem acabamento na maioria das vezes. Será preciso gastar em torno de 5% do seu valor com colocação de pisos e de armários, diz o consultor.
 
ATRASO
Outro fator a ser considerado na compra do imóvel novo é o atraso nas obras.
Ainda que não haja respaldo legal para isso, os contratos, em geral, isentam as construtoras de multa por até 180 dias após o prazo acordado para a entrega. Não é raro, no entanto, que mesmo esse prazo seja extrapolado.
O recomendado nesses casos, segundo o advogado Marcelo Tapai, especialista em direito imobiliário, é que não se interrompam os pagamentos para que não se percam direitos em uma ação.
 
Para isso, quem compra imóvel na planta deve sempre fazer uma reserva financeira para eventualidades.
Em ações por atraso, a Justiça estabelece indenizações de 0,8% do valor do imóvel por mês de atraso, mesmo que o contrato já preveja alguma outra multa, afirma Tapai. Mas os processos levam tempo, para o qual o comprador precisa se precaver.
 

(Fonte: Folha de S. Paulo – 23/05/2013)

Destaques

Para imobiliárias e corretores. Seja um parceiro
Financiamento pela Caixa Econômica Federal
Uso do FGTS
Tire suas dúvidas sobre financiamento
Documentos para o financiamento
Etapas do financiamento imobiliário

O uso deste web site implica na aceitação dos Termos de Uso e das Políticas de Privacidade do financiamento.com.br - empresa pertecente ao WWI Group.

Sobre o WWI Group