financiamento.com.brfinanciamento.com.br

Esqueci minha senha

Cadastre-se

Notícias
financiamento.com.br Notícias Área de imóveis lançados em São Paulo diminuiu até 22% desde 2004

Área de imóveis lançados em São Paulo diminuiu até 22% desde 2004

A área útil média dos imóveis lançados em São Paulo tem sofrido uma diminuição nos últimos dez anos, concluiu um estudo do Secovi-SP (Sindicato de Habitação de São Paulo).

A maior diferença registrada, entre 2004 e 2013, em imóveis lançados nos meses de janeiro a julho ficou por conta daqueles de um dormitório. Em nove anos, os metros quadrados diminuíram mais de 22%, passando de uma média de 52,4 para 40,7 metros quadrados.

Menos expressiva, a redução também foi observada nos imóveis de dois e quatro dormitórios lançados no período analisado pelo sindicato. Enquanto imóveis de dois quartos estão 1,65% menores, os de quatro quartos sofreram redução de 6,57%. Já a área do imóvel de três dormitórios teve uma leve expansão de 1,11%.

Na opinião do economista da Secovi-SP, Celso Petrucci, a redução da área dos imóveis residenciais lançados na cidade de São Paulo, principalmente o de um dormitório, se adequou à necessidade de imobiliárias lançarem produtos que caberiam no bolso do consumidor. "As construtoras optaram por um ticket médio menor para atingir a maior fatia da população", informou Petrucci.

Porém, ainda de acordo com o economista, deve-se levar em conta que até 2006, a maioria dos imóveis lançados com terraço não utilizava o espaço. Hoje, pelo contrário, quase todos os apartamentos, sobretudo os de alto padrão, valorizam a área. "Sem procurar muito, é possível achar apartamentos com churrasqueira, forno de pizza e outros adereços que valorizam o terraço, o que antes não tinha."

Mercado imobiliário paulistano
Petrucci prevê que o mercado imobiliário de São Paulo não passará por mais modificações nos próximos anos, "caso não tenha um fator muito relevante que encareça o terreno. Se subir o preço, é possível que a área dos imóveis sofram uma nova redução para manter as vendas", conclui o economista.
Da Redação, original Info Money.

(Obra 24Horas - 20/09/2013)

Destaques

Para imobiliárias e corretores. Seja um parceiro
Financiamento pela Caixa Econômica Federal
Uso do FGTS
Tire suas dúvidas sobre financiamento
Documentos para o financiamento
Etapas do financiamento imobiliário

O uso deste web site implica na aceitação dos Termos de Uso e das Políticas de Privacidade do financiamento.com.br - empresa pertecente ao WWI Group.

Sobre o WWI Group